Um Guia do Iniciante para Leituras de Tarot
Um Guia do Iniciante para Leituras de Tarot, por Hugo “Miguel Skyclad” Ferreira
Estou de volta, após um mês de paragem forçada por ter ficado sem computador, situação já resolvida e aproveitando para celebrar com 3 dias de atraso, o dia Mundial do Tarot (dia 25 de Maio), venho vos apresentar o Guia do Iniciante para Leituras de Tarot feito por mim.
Sendo que nos próximos dias irei publicar mais coisas relacionadas com este tema (Tarot) e inclusive as previsões para o próximo mês. Mas para já, é tudo.
Um Guia do Iniciante para Leituras de Tarot, por Miguel Skyclad.
INTRODUÇÃO AO TAROT
Tarot é um meio de adivinhação, ou seja, a arte de "leitura" do futuro ou descobrir o desconhecido.
O Tarot é constituído por um conjunto de cartas de jogar que são expostas/lançadas em um método específico de acordo com qual a sua questão. Ao lançar as cartas você deve se concentrar em um problema particular que pode estar ocorrendo ou pensar sobre um aspeto da sua vida sobre o qual você gostaria de ter mais clareza.
Tradicionalmente, o tarot foi interpretado por um "Leitor de Tarot”- seja profissional ou amador.
HISTÓRIA DO TAROT
Há muito mistério em torno da história do Tarot e mitos sobre suas origens abundam. Alguns cínicos dizem que este mistério foi perpetuado como uma ferramenta de marketing para vendedores de Tarot!
No entanto, olhando apenas para as evidências disponíveis, podemos estimar que o mais antigo baralho completo sobrevivente foi pintado em 1422 pelo artista italiano Bonifacio Bembo. Que é conhecido como o baralho Visconti, em homenagem ao Duque de Milão, que o comissionou.
Embora tenham sido sugeridas múltiplas ligações à italiana, antiga egípcia, celta, indiana, não há nenhuma evidência para apoiar reivindicações de baralhos anteriores ao Visconti. É possível que estas ligações mais exóticas foram desenhadas como resultado de influências culturais Mouras na sociedade italiana na época.
As cartas foram originalmente usadas para um jogo chamado Tarocchi ou "Jogo dos Triunfos", que foi semelhante a Jogo da Ponte. O jogo foi jogado principalmente pelas classes superiores e continuou em alguns círculos (principalmente na Itália e na França) para ser jogado até hoje.
O uso do tarot pelas classes superiores provavelmente salvou o jogo de ser banido pela Igreja (embora alguns relatos afirmam que tarot foi considerado uma arte herética e banido pela Igreja).
De fato, na segunda metade do século XV, alguns sermões da igreja marcam o uso do tarot como o trabalho do diabo. Mas, na verdade a Igreja preocupou-se mais com o uso de cartas de jogo comuns, que foram considerados jogos de azar.
Algumas cartas do baralho de tarot - como o Diabo, a Torre e a Morte - foram em ocasiões omitidos dos baralhos, uma vez que eram temidos por muitas pessoas.
A EVOLUÇÃO DO TAROT
O Tarot tem sofrido muitas permutações no seu uso, design e interpretação ao longo dos séculos. Há evidência precoce, por exemplo, para sugerir que uma das primeiras permutações foi em usar as cartas como inspiração para poesia - possivelmente a primeira utilização em descrever aspetos da psique e os traços de personalidade humanos.
As cartas têm evoluído desde de acordo com a cultura dominante dos tempos e atitudes. A primeira evidência do tarot ter sido usado como uma ferramenta divinatória veio no início do século XVIII, em Bolonha. Em 1781 um clérigo, Antoine Court de Gebelin, revitalizada e aumentou a sua consciência sobre o tarot em seu livro, que faz ligações entre as imagens dos Arcanos Maiores e os mistérios do antigo Egito.
Isso foi mais tarde apanhado por praticantes do ocultismo, como Alistair Crowley e Waite do baralho Rider-Waite. Sendo as imagens criadas pelos últimos que com o qual estamos mais familiarizados hoje. Mediante isso, nós, portanto, tendemos a associar o tarot com conexões mais esotéricas, ao invés do uso mais leve que definiu suas origens no século XV na Itália, mais de 500 anos antes.
AS CARTAS DE TAROT
Há 78 cartas em um baralho de tarot. Estes baralhos são constituídos pelos Arcanos Maiores (Trunfos) e Arcanos Menores. Sendo que “Arcana” significa mistério, o que reflete a sabedoria secreta contida em cada carta.
Arcanos Maiores
Os Arcanos Maiores ou 'Grandes Mistérios' são compostos por 22 cartas e representa nossa jornada pela vida. De seguida podem verificar uma breve descrição dos significados das mesmas:
- Carta 0, O Louco: começos, inocência, espontaneidade, um espírito livre.Quando invertida significa: ingenuidade, a loucura, a imprudência, a assunção de riscos.
- Carta 1, O Mago: poder, habilidade, concentração, ação, desenvoltura.Quando invertida significa: manipulação, mau planejamento, talentos latentes.
- Carta 2, A Papisa: intuição, potências mais altas, mistério, mente subconsciente.Quando invertida significa: agendas escondidas, coisas ocultas, precisa ouvir a voz interior.
- Carta 3, A Imperatriz: fertilidade, feminilidade, beleza, natureza, abundância.Quando invertida significa: bloqueio criativo, dependência dos outros.
- Carta 4, O Imperador: autoridade, figura paterna, estrutura, base sólida.Quando invertida significa: dominação, controle excessivo, a rigidez, a inflexibilidade.
- Carta 5, O Papa: religião, identificação de grupo, conformidade, tradição, crenças.Quando invertida significa: restrição, desafiando o status quo.
- Carta 6, Os Enamorados: amor, união, relacionamentos, valores de alinhamento, as escolhas.Quando invertida significa: desarmonia, desequilíbrio, desalinhamento de valores.
- Carta 7, O Carro: controle, força de vontade, a vitória, a afirmação, a determinação.Quando invertida significa: falta de controlo e direção, agressão.
- Carta 8*, A Força: força, coragem, paciência, controle, compaixão.Quando invertida significa: fraqueza, auto duvida, a falta de autodisciplina.
- Carta 9, O Ermitão: exame de consciência, introspeção, estar sozinho, orientação interior.Quando invertida significa: isolamento, a solidão, a retirada.
- Carta 10, A Roda da Fortuna: boa sorte, karma, ciclos de vida, o destino, um ponto de viragem.Quando invertida significa: má sorte, forças externas negativas, fora de controlo.
- Carta 11*, A Justiça: justiça, justiça, verdade, causa e efeito, a lei.Quando invertida significa: injustiça, a falta de prestação de contas, a desonestidade.
- Carta 12, O Dependurado: a suspensão, restrição, deixar ir, sacrifício.Quando invertida significa: martírio, indecisão, atraso.
- Carta 13, A Morte: finais, começos, mudança, transformação, a transição.Quando invertida significa: resistência à mudança, incapaz de seguir em frente.
- Carta 14, A Temperança: balanço, moderação, paciência, finalidade.Quando invertida significa: desequilíbrio, o excesso, a falta de visão de longo prazo.
- Carta 15, O Diabo: servidão, dependência, sexualidade, materialismo.Quando invertida significa: desapego, libertação, poder recuperado.
- Carta 16, A Torre: desastre, revolta, mudança repentina, revelação.Quando invertida significa: prevenção de desastre, medo da mudança.
- Carta 17, A Estrela: esperança, espiritualidade, renovação, inspiração, serenidade.Quando invertida significa: falta de fé, desespero, desanimo.
- Carta 18, A Lua: ilusão, medo, ansiedade, insegurança, subconsciente.Quando invertida significa: lançamento do medo, infelicidade, confusão.
- Carta 19, O Sol: divertimento, calor, sucesso, positividade, vitalidade.Quando invertida significa: depressão temporária, falta de sucesso.
- Carta 20, O Julgamento: julgamento, renascimento, chamado interior, a absolvição.Quando invertida significa: auto duvida, a recusa do autoexame.
- Carta 21, O Mundo: conclusão, integração, realização, viagens.Quando invertida significa: falta de conclusão, falta de realização.
(NOTA: As cartas 8 e 11 trocam de posição em alguns baralhos. Se considerarmos o tarot de Waite, a Força é a carta 8 e a Justiça a carta 11. Contudo no tarot de Marselha e demais outros, a carta da Força tem o número 11 e a carta da Justiça o número 8.)
Arcanos Menores
Sendo os Arcanos Menores (Mistérios Menores) compostos de 56 cartas e representam a vida do dia-a-dia. Os Arcanos Menores podem ser divididos em quatro naipes: Paus, Copas, Espadas e Ouros.
- As cartas de Paus representam: ação, mudança, começando, resolução, elemento fogo.
- As cartas de Copas representam: sentimento, emoções, espiritual, amor, elemento água.
- As cartas de Espadas representam: ideias, compreensão, razão, conflito, elemento ar.
- As cartas de Ouros representam: dinheiro, propriedade abundância, elemento terra.
Cada naipe consiste em cartas numerados de Ás a Dez, mais quatro cartas da Corte: Valete, Cavaleiro, Rainha e Rei.
Cartas da Corte
As cartas da Corte, tradicionalmente representam uma pessoa em sua vida ou um aspeto de si mesmo. Por exemplo, aumentar o Cavaleiro de Paus sugere que você ou alguém em sua vida pode estar agindo de forma irresponsável e, portanto, comportando assim como um Cavaleiro.
Este texto foi escrito de modo a que todas as interpretações base possam ser encontradas aqui. Você não precisa fazer nenhum trabalho extra em adicionar as interpretações das cartas da Corte em suas leituras.
Cartas Numericas
As definições das cartas numéricas, não são destinadas a dar definições abrangentes (nem elas se encaixam cada carta precisamente). Em vez disso, elas fornecem padrões gerais e um caminho as vezes áspero, através dos seguintes fatos:
- Ás: Representa a essência de seu naipe.
- Dois: Primeiros passos para a área do naipe.
- Três: Novos passos.
- Quatro: Blocos internos a serem superados ao longo do caminho.
- Cinco: As dificuldades, conflitos, lutas, conflitos.
- Seis: Jornadas e novas lições a aprender.
- Sete: Aprender mais, as lições mais difíceis, a fim de entrar no novo ciclo.
- Oito: Dificuldade que tendem a persistir.
- Nove: Lições finais.
- Dez: O resultado final de aprender todas as lições do naipe.
- Valete: O aprendiz que aprende e brinca com a essência do naipe.
- Cavaleiro: O rebelde ou "mais escuro" lado para o naipe.
- Rainha: A manifestação feminina do naipe - o seu "aspeto interior".
- Rei: A manifestação masculina do naipe - o seu exterior "aspeto mundano”.